quarta-feira, 26 de junho de 2013

até que a morte nos separe

o meu avô morreu à três semanas.. nunca fomos muito próximos, mas ainda assim custou. foi demasiado rápido, talvez.. nunca estamos preparados para uma perda, mas a verdade é que ela doí muito mais do que aquilo que imaginamos. hoje, passadas precisamente três semanas, morreu a minha avó. não aguentei. todo o choro e dor que tinha guardados, hoje foram expostos. pensava que a minha avó iria aguentar a perda do seu, tão amado marido.. pensava mesmo, mas não.
hoje disseram-me: os avós eram mesmo apaixonados um pelo outro.. estavam sempre abraçados, sempre a implicar um com o outro, mas amavam-se à séria.. disseram-me também que, apesar de não estar muito próxima deles, que eles falavam de mim. senti-me feliz com isso.. mas fiquei a pensar nisto: será que fiz tudo o que podia por eles? afinal, os meus primos fizeram tanto.. e eu não fiz nada.. sei que sou mais nova, mas ainda assim.. talvez pudesse ter feito mais.. mas não fiz.. agora, já não posso fazer. estas circunstâncias tão dolorosas fizeram-me perceber que devemos de dar valor antes de perder.
apesar de uma morte ter sido, praticamente, ao mesmo tempo da outra.. acho que agora estão bem.. estão juntos.. quando se casaram, certamente, disseram: "até que a morte nos separe". mas com eles não foi assim.. nem a morte os separou! apesar de ser uma neta afastada e, talvez, desnaturada; tenho orgulho naquilo que eles foram.. com defeitos e qualidades, gostei deles.. gostei de os ter como meus avós, gostei de todos os momentos que tive com eles, gostei mesmo! agora, só me resta acreditar que eles estão juntos e felizes! 
mas a parte mais complicada está por vir.. dar toda a força necessária ao meu pai (sim, os meus avós eram paternos).. não sei se vou ter força suficiente para o ajudar.. sei que vão haver alturas em que, talvez, nos agarremos um ao outro a chorar.. mas também vão haver alturas em que vamos chatear-nos por coisas mínimas devido aos nervos.. mas bom.. só posso ter força e acreditar que, agora, há mais duas pessoas a olhar por nós e a desejarem que sejamos feliz, aqui, enquanto podemos.


Sem comentários:

Enviar um comentário